segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Qualidade de vida como ferramenta para o aumento da produtividade
As empresas já perceberam que a produtividade nas organizações esta totalmente ligada a qualidade de vida no trabalho e no bem estar de seus funcionários. Uma pesquisa realizada pelo The Boston Consulting Group (BCG) com mais de 4 700 executivos de recursos humanos em 83 países revelou que equilibrar vida pessoal e profissional está entre os três principais desafios da agenda do RH, ao lado da gestão e desenvolvimento de talentos. No Brasil, o assunto assumiu o topo no ranking de prioridades.
Para as empresas que querem sobreviver no mercado de trabalho não basta se dedicar apenas com seus clientes, mas também com seus funcionários, para diminuir os prejuízos com o estresse no trabalho, o que inclui absenteísmo, "presenteísmo" (estar na empresa com a cabeça em outro lugar), desmotivação, doenças, afastamentos, acidentes e conflitos interpessoais. Eliminar esses problemas virou uma das prioridades para o RH nas organizações.
Com ações pró-ativas as empresas tendem a se tornar sustentáveis e suas ações são valorizadas tanto entre os colaboradores quanto na sociedade, esses fatores contribuem para o fortalecimento da organização.
Para as empresas que querem sobreviver no mercado de trabalho não basta se dedicar apenas com seus clientes, mas também com seus funcionários, para diminuir os prejuízos com o estresse no trabalho, o que inclui absenteísmo, "presenteísmo" (estar na empresa com a cabeça em outro lugar), desmotivação, doenças, afastamentos, acidentes e conflitos interpessoais. Eliminar esses problemas virou uma das prioridades para o RH nas organizações.
Com ações pró-ativas as empresas tendem a se tornar sustentáveis e suas ações são valorizadas tanto entre os colaboradores quanto na sociedade, esses fatores contribuem para o fortalecimento da organização.
Ciclo
Programa Bem Estar Minas
sábado, 7 de novembro de 2009
Quem Somos

Somos um grupo de alunos do Curso de Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário UNA -MG. Estamos desenvolvendo um projeto cujo objeto de estudo é o Programa Bem Estar Minas implementado pela FEAM - Fundação Estadual do Meio Ambiente, no intuito de conhecer o programa, as ações propostas e identificar as atividades desenvolvidas buscando a qualidade de vida no trabalho e a sustentabilidade.
Marcadores:
FEAM,
Programa Bem Estar Minas,
UNA
terça-feira, 3 de novembro de 2009
O papel do RH na qualidade de vida no ambiente de trabalho

Hoje em dia as empresas estão com visão voltada para as pessoas, diante deste pensamento o RH tem um papel importante de se concentrar no ajuste de suas estratégias e praticas empresarial como um todo. Ao desempenhar este papel o profissional de RH se torna um parceiro estratégico, ajudando a garantir o seu sucesso e o aumento da capacidade de sua empresa atingir seus objetivos.
Segundo ULRICH (2001), as praticas de RH devem ajudar os funcionários a contribuir na realização de um bom trabalho, bem como seu compromisso com o trabalho diligente (aplicado, trabalhador). Em uma era que o Downsizing (redimensionamento do quadro de funcionários da empresa) tem erodido um contrato psicológico entre funcionários e empregador, os executivos de RH podem ser parceiros empresariais continuando a ser defensores dos funcionários e atentos as suas necessidades. Os profissionais de RH, atuam como defensores dos funcionários e empenham-se em compreender e atender as necessidades deles. Eles dedicam o tempo aos funcionários, treinando e incentivando os gerentes de outros departamentos a fazer o mesmo.
Outro papel é o de Administração da transformação e da mudança que compreende na capacidade para mudar. Quando as empresa sofrem transformações, os executivos de RH atuam como parceiros empresariais por ajudar os funcionários a se livrar da antiga cultura e se adaptar a uma nova realidade. Como agente da mudança, os profissionais de RH ajudam as organizações a identificar um processo para administrar a mudança.
Segundo ULRICH (2001), as praticas de RH devem ajudar os funcionários a contribuir na realização de um bom trabalho, bem como seu compromisso com o trabalho diligente (aplicado, trabalhador). Em uma era que o Downsizing (redimensionamento do quadro de funcionários da empresa) tem erodido um contrato psicológico entre funcionários e empregador, os executivos de RH podem ser parceiros empresariais continuando a ser defensores dos funcionários e atentos as suas necessidades. Os profissionais de RH, atuam como defensores dos funcionários e empenham-se em compreender e atender as necessidades deles. Eles dedicam o tempo aos funcionários, treinando e incentivando os gerentes de outros departamentos a fazer o mesmo.
Outro papel é o de Administração da transformação e da mudança que compreende na capacidade para mudar. Quando as empresa sofrem transformações, os executivos de RH atuam como parceiros empresariais por ajudar os funcionários a se livrar da antiga cultura e se adaptar a uma nova realidade. Como agente da mudança, os profissionais de RH ajudam as organizações a identificar um processo para administrar a mudança.
SAIBA TUDO SOBRE A FEAM
A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) é um dos órgãos seccionais de apoio do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e atua vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
No âmbito federal, o órgão integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).
De acordo com o Decreto 44.819, de 28 de maio de 2008 , tem por finalidade executar a política de proteção, conservação e melhoria da qualidade ambiental, no que concerne à gestão do ar, do solo e dos resíduos sólidos, bem como a prevenção e a correção da poluição ou da degradação ambiental provocada pelas atividades industriais, minerárias e de infra- estrutura, promover e realizar ações, projetos e programas de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias ambientais, e apoiar tecnicamente as instituições do SISEMA, visando à preservação e à melhoria da qualidade ambiental do Estado; É reponsável pela Agenda Marrom.
MISSÃO
Contribuir para a gestão ambiental do Estado por meio do licenciamento, fiscalização e monitoramento dos empreendimentos industriais, minerários e de infra-estrutura (saneamento, projetos urbanísticos, rodovias, geração de energia e postos de combustíveis), incluindo ações de pesquisa, educação e extensão ambiental.
VISÃO
Ser referência no desenvolvimento e aplicação de instrumentos de gestão ambiental de forma a garantir a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida.
VALORES
• Credibilidade
• Comprometimento
• Respeito
• Transparência
Assinar:
Postagens (Atom)

